Carta de Apresentação – Modelos e Dicas

A busca por uma vaga no mercado de trabalho, envolve muitos detalhes. Um desses pontos que é importante valorizar, é a carta de apresentação. Para que você consiga aproveitar ao máximo esse recurso, trazemos a seguir algumas dicas e modelos de carta de apresentação.

Primeiramente queremos salientar que a carta de apresentação pode lhe ajudar muito a se destacar entre os demais candidatos. Isso porque permite que você deixe transparecer aspectos que provavelmente não são identificados pelo recrutador em seu currículo.

Como você percebeu, a carta e o currículo tem tudo a ver um com o outro. Por isso aqui no site você encontra Modelos de Currículo grátis e prontos para preencher. Além disso trazemos também muitas dicas para seu Curriculum Vitae. Aproveite!

Esclarecendo um pouco mais…

Nem todos os candidatos entregam uma carta de apresentação juntamente com o curriculum vitae. Portanto, pode-se aproveitar essa chance em potencial para auxiliar a alcançar o próximo passo. Ou seja: a entrevista.

Agora você pode estar se perguntando:

Mas como aproveitar a carta de apresentação ao máximo?

Vamos então a alguns aspectos básicos que compõem uma boa carta de apresentação.

Deve ser redigida para uma vaga específica. Inclusive com o nome do responsável pelo setor de RH da vaga que você almeja;

Precisa ser breve, isso significa que não pode conter mais de 1 página;

O profissional que irá receber a sua carta tem treinamento para extrair o máximo de informações da sua mensagem. Sendo assim, a carta de apresentação é aquela ferramenta onde o candidato pode demonstrar porque é bom para a vaga em questão.




Veja agora um exemplo de carta de apresentação para emprego. Assim você poderá ter uma ideia mais clara de como criar a sua carta de apresentação sem dificuldades. Lembrando que os dados da carta abaixo são fictícios, criados apenas para exemplificar.

Carta de apresentação para a função de secretária

 

Solange da Silva

Gerente de RH

Multisom

Rua Alves de Brito, 78

Porto Alegre, RS 80880- 80

 

Prezada Sra. Solange

 

Tenho interesse na vaga para secretária na Multisom, que vi anunciada no Jornal Infos. Acredito que minha formação acadêmica e também a experiência profissional são apropriados para a vaga ofertada.

Possuo 7 anos de experiência trabalhando como secretária em uma imobiliária, onde também auxiliava na função de recepcionista e executava algumas atividades administrativas.

Sou motivada, dinâmica, gosto de aprender coisas novas e de me comunicar com as pessoas.

Gostaria muito de uma oportunidade para explicar ainda mais sobre a minha aptidão para desempenhar a função de secretária na Multisom.

 

Aguardo o seu contato para que possamos agendar uma entrevista.

Agradeço a atenção

 

Cordialmente

Camila Soares

(61) 4143 – 4143

[email protected]

 



Agora que você já viu um exemplo pronto disponibilizamos um modelo para você preencher. Esse modelo de carta de apresentação, pode ser baixado e editado no word.

modelo de carta de apresentação

Mais dicas para a sua carta

Queremos ainda deixar algumas sugestões. Várias delas você pode aplicar não apenas em seu currículo e carta de apresentação, mas em sua vida profissional como um todo.

  • Fique atento à sua postura nas redes sociais. Os recrutadores podem lhe conhecer através delas;
  • Antes de enviar ou entregar seu curriculum vitae ou carta de apresentação, revise tudo minuciosamente para que não haja erros de gramática, ortografia nem digitação e formatação;
  • Evite gírias e linguagem informal em sua carta de apresentação e no currículo. Também  não use cores e nem emoticons em seu texto.

Sempre que houver um contato presencial, mantenha uma boa postura. Acredite, a forma como você caminha e senta dizem muito sobre você. Transparecem se você é uma pessoa disposta e motivada. Quem gosta de trabalhar, de aprender e preza por um bom convívio em seu ambiente profissional, tem muito mais chances.

Por fim, temos uma última sugestão.  Tente pensar como se você fosse o recrutador. Quais características você gostaria que seu funcionário apresentasse? Reflita sobre isso e faça boas escolhas. Desejamos sucesso em sua vida profissional e pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *