Curriculum Vitae – 5 Dicas dos Recrutadores

Em meio ao desemprego e muitos profissionais capacitados fora do mercado de trabalho, ter um curriculum vitae bem estruturado é fundamental para chegar à fase de entrevistas. Se a empresa identificar que o perfil apresentado no currículo é o ideal já entrará em contato.

No entanto, alguns erros simples podem arriscar toda a boa apresentação e consequentemente ser responsável pela rejeição já de imediato. Assim, para ajudar os candidatos que buscam uma vaga de emprego algumas recomendações de recrutadores para elaborar um curriculum vitae devem ser levadas em consideração.

Nesse post a intenção é trazer dicas, mas se você tem interesse em como fazer um currículo passo a passo, veja o artigo específico.

1 – Revise o curriculum vitae

Nenhuma empresa gosta da ideia de ter um candidato que não sabe escrever com o português formal e não se preocupa com a revisão de um texto para o seu curriculum. Por isso, sempre revise bem o curriculum vitae antes de entregar em alguma empresa.

Evite erros gramaticais e de concordância, além de ser importante que não
haja rasuras no papel. Então tenha bastante cuidado antes de fazer e imprimir
um curriculum.

2 – No Curriculum Vitae, apenas informações verdadeiras

As mentiras podem um fator forte de eliminação para um candidato. O curriculum precisa conter apenas informações verdadeiras, para que o recrutador tenha real dimensão de quem poderá contratar para a vaga.

As mentiras mais comuns nos currículos são em relação a ter algum idioma extra como inglês e espanhol, além de capacitação em ferramentas específicas. Muitas vezes o conhecimento é mínimo (nível iniciante), o que precisa ser deixado claro. Pois  caso contrário pode haver inúmeros transtornos para o candidato, que não passará ou permanecerá no emprego, e para a empresa que terá que realizar nova seleção.

Sem contar que a mentira remove a credibilidade do candidato, então nenhuma empresa vai gostar de ter no quadro de funcionário alguém que já falta com a verdade desde o curriculum vitae. Seja fiel as informações verdadeiras.

PUBLICIDADE


3 –Mantenha os dados atualizados no curriculum vitae

É comum que os recrutadores tenham dificuldade em falar com candidatos que
foram selecionados para vagas de emprego por estarem com os dados incorretos. Por isso, uma dica de ouro é manter dados de contato como telefones e e-mail sempre atualizados. Caso possa, deixe um número de recado.

Ainda é importante ter brevidade para falar com a empresa ou recrutador que fará a seleção. Sendo assim, quando alguém entrar em contato, atenda ou retorne assim que puder. Mostrar interesse e ser ativo é um grande diferencial.

4 –Tenha um curriculum vitae para cada vaga de emprego

As empresas buscam candidatos que realmente tenham interesse na vaga e que conheçam o mercado de trabalho.  Por isso mostrar que existe essa sintonia desde o curriculum vitae é uma boa forma de se destacar na seleção. Passe informações breves e mantenha as experiências relacionadas com o cargo que pretende concorrer.

5 – Evite um curriculum vitae muito longo

A necessidade de contratar com brevidade, e as pilhas de curriculum vitae são fatores que podem tirar a atenção dos recrutadores. Para facilitar na leitura do seu material sempre mantenha páginas limpas, letras legíveis e evite a todo custo o excesso de informações.

Se for muito importante ressaltar mais itens coloque no corpo do e-mail ou em uma carta de apresentação. O curriculum vitae deve ser prático e funcional para quem fará a seleção.

Se você fosse um Recrutador…

Então, uma dica para escrever um bom curriculum é pensar como um recrutador e imaginar o que atrairia para aquela vaga em questão. Fica mais fácil tendo esse ponto de partida. Imagine-se da posição do recrutador, o que considera essencial para a vaga que almeja.

  • Concentre-se no que realmente é importante;
  • Mostre-se disposto a ser um bom parceiro;
  • Mostre que gosta de aprender coisas novas.




 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *