Currículo online- Informações e Dicas para você

Saiba onde encontrar e como preencher um bom currículo online.

Com a modernização das empresas e o uso da internet, o envio de currículo online é uma das medidas cada vez mais utilizadas por quem busca um novo emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Um currículo, mesmo online, precisa ser bem estruturado para atrair os selecionadores. A seguir trazemos várias informações e dicas para seu currículo online.

Veja as formas de enviar currículo online

Existem duas formas de enviar um currículo online, a mais comum é preenchendo os formulários em sites empresariais ou empresas especializadas que geram modelos de currículo de acordo com o que o candidato acrescente. Ou ainda é possível gerar o currículo em sites, baixar e enviar por e-mail para RHs e empresas que fazem sua própria seleção.

Os geradores de currículo online são sites onde ao preencher informações como nome completo, idade, endereço, contatos, escolaridade, experiências e informações complementares e em poucos segundos é possível ter um currículo completo com um modelo padrão das principais informações. Só lembre que é importante salvar em word e PDF, assim posteriormente é simples realizar a edição caso precise. Portanto agora é só você escolher uma dessas formas para enviar seu currículo.

Como identificar empresas que recebem currículo online

Na maioria das vezes são as multinacionais e as empresas maiores que recebem currículos online. Tais organizações geralmente possuem uma estrutura com site próprio. Nesse endereço geralmente encontra-se o ícone: contato de e-mail. Também é comum,  uma aba “Trabalhe conosco”, onde é possível preencher um currículo online ou enviar um pronto. O procedimento é relativamente simples e demanda apenas alguns minutos de atenção. Portanto não é difícil saber quais são as empresas que aceitam curriculum vitae online.

Ao entrar no site ou pesquisar informações de vaga busque contatos do atendimento comercial, gestores e RHs das empresas. É possível ligar e pesquisar diretamente quem recebe os currículos online e se poderia passar para deixar um pessoalmente ou mandar uma carta de apresentação. Ser proativo e mostrar interesse são diferenciais.

Por fim, lembre-se sempre de conferir atentamente as informações exigidas e publicadas antes de enviar. Evite delongas, escrever mais do que o necessário e nunca coloque informações que não são verdadeiras. O currículo é o primeiro contato com a empresa, e não é visto de forma positiva pelos selecionadores um funcionário que falta com a verdade. Procure também, saber se há necessidade de incluir uma foto no currículo.

PUBLICIDADE




O que evitar no currículo online

  • Do mesmo jeito que no currículo impresso, o currículo online não deve ter erros gramaticais;
  • Fique atento também para que as informações não estejam confusas;
  • Tome cuidado com erros de concordância tanto nominal quanto verbal. Esses erros infelizmente são bastante comuns, muitas vezes por falta de atenção;
  • Atente-se para disposição de forma organizada das informações que são solicitadas.

Além disso, lembre-se que ao acrescentar informações de experiências deve-se seguir um padrão. Ordem decrescente é o mais comum na maioria dos empregos. Sendo que, só é necessário colocar as três últimas experiências.

Mais Dicas para um bom currículo online

Pela facilidade de escrever e enviar o currículo online, além da ideia de economizar na impressão das folhas, os candidatos podem se exceder e colocar informações demais.  Portanto vale ressaltar que o selecionador terá que analisar vários currículos online, assim o seu precisa ser atrativo e sucinto para que não o faça perder o interesse.

 Veja então nossas últimas dicas  um bom currículo online:

  • Mantenha atualizadas informações de contato, cursos de qualificação, escolaridade e a última experiência profissional;
  • Se o currículo estiver cadastrado em uma empresa e houve mudanças, faça a atualização no portal do sistema.
  • Cursos de reciclagem e novos aprendizados são necessários para mostrar às empresas que o candidato está preparado para a vaga e busca sempre se manter atento para as novidades.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *