Currículo com foto- evite erros

Saiba se é necessário ter um currículo com foto e como montar um currículo adequado.

Na hora de fazer um currículo muitos candidatos se perguntam sobre a necessidade de colocar uma foto. Será que a foto no currículo interfere na seleção para uma vaga? A empresa tende a preferir aqueles que já seguem um determinado perfil?

Sobre pena legal, uma empresa não pode descriminar um candidato. Porém é
possível traçar perfis de acordo com a estratégia de marketing e administrativa traçada. É plausível que uma empresa que vende produtos esportivos escolha pessoas que sejam esportistas ou entendam do assunto.

No entanto, por mais que seja um diferencial a foto no currículo não é obrigatória. Por isso, o candidato decide se tem interesse em adicionar essa informação e se de fato será importante para a empresa e recrutadores já virem a sua imagem aliada à capacitação.

Quando o Currículo com Foto Ajuda

A foto no currículo é interessante para cargos de executivos de vendas ou vendedores, além de vagas que exijam contato mais próximo do público. O produto muitas vezes é vendido de forma mais acelerada por aqueles que se identificam com o produto e as empresas buscam essa relação.

Então, a credibilidade e a identificação do perfil com a empresa são fatores que podem influenciar em alguns setores. No entanto, é importante que o funcionário também esteja capacitado, pois a imagem é apenas mais um adicional que pode facilitar a contratação.

PUBLICIDADE


Como escolher a foto para o  currículo

Na hora de escolher uma foto para compor o currículo é importante ter muito cuidado. Sempre escolha imagens nítidas, claras, pode ser no padrão de retrato como nos documentos, é possível sorrir. Além disso é importante que se evite excessos. Atente-se também para que na imagem escolhida a roupa usada seja adequada para o cargo pretendido.

É um grande equívoco usar fotos em ambientes descontraídos como bares ou festas, com roupas curtas ou decotes e com excesso de maquiagem. Evite fotos com bebidas e outras pessoas aparecendo. Lembre-se que aquela imagem é a primeira impressão com quem fará a seleção. Portanto o perfil precisa ser o profissional e mais relacionado com o formal possível.

Caso não tenha nenhuma foto com esse perfil é indicado que o candidato tire um retrato. A foto para o currículo pode ser feita em fundo branco ou claro, com iluminação ou durante o dia. Nunca use uma imagem que deixe a impressão de desleixo.

Como adicionar a foto no currículo

Quando o candidato à vaga optar por um modelo de currículo com foto é importante que a mesma não tenha mais destaque do que o restante das informações. O ideal é que a foto esteja no alto, pode ser no lado esquerdo ou direito da página e tenha dimensões similares ao retrato 3×4. Alguns modelos de currículo com foto ajudam na hora de executar a construção do currículo com a imagem.

A foto não deve ser o destaque principal do currículo, pois daria a impressão de que não há nada mais importante para informar. Assim, escolha uma foto equilibrada que ajude na imagem que espera passar e boa sorte!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *